Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em Rede

1 semana Duração
6h Online
Sim Certificação
até 19/09/2023

Investimento

Gratuito

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Apresentação
A proposta de realizada do minicurso surgiu da necessidade de formação para os membros das comunidades educativo-pastorais que participam, direta ou indiretamente, da Campanha de Matrículas, para que essa seja compreendida e desenvolvida como um processo, durante todos os dias do ano, permeando todas as ações da Escola. É uma necessidade que todos os “atores” da Escola se envolvam e participem da Campanha, desde o pessoal da recepção até a Direção. Nossa proposta educativa deve “ser vendida” em cada ação ou evento realizado pela escola e, sem dúvida, também nas nossas rotinas escolares. Destacam-se como diferencias do curso:

  • A oportunidade de oferecer formação para todos os “atores” da escola, ou seja, não apenas para alguns colaboradores ligados diretamente à Campanha de Matrículas.
  • Diante dos desafios de se reunir todas as equipes nos três encontros on-line, a oportunidade de se ter uma sala no ambiente virtual CSF, com os vídeos dos encontros e outros materiais de estudo, para que cada Escola possa realizá-lo segundo o seu calendário, por meio de encontros locais, atuando como multiplicadoras dos conhecimentos.
  • A formadora é Ex-aluna salesiana que tão bem conhece nossa pedagogia e tem ampla experiência sobre como funciona uma escola salesiana, por ter atuado na área do Marketing Educacional em várias escolas salesianas.

Metodologia
O curso será totalmente a distância, realizado por meio de 3 (três) encontros on-line, no formato de Webinar, pela Plataforma Zoom (licença da RSB). No ambiente virtual de aprendizagem do CSF, será disponibilizada uma sala com materiais de estudo, vídeos dos encontros on-line, fórum para o esclarecimento de dúvidas e roteiros para encontros formativos locais, a serem realizados pelas equipes com o intuito de envolver todos os educadores e colaboradores, todos corresponsáveis pelos processos de matrícula e rematrícula.

Destinatários
Todos os profissionais das escolas da Rede Salesiana Brasil que, direta ou indiretamente, estão envolvidos no processo de Campanha de Matrículas. Assim, recomenda-se a participação dos educadores/colaboradores das equipes gestoras (diretores, coordenadores), equipes pedagógico-pastorais (supervisores/coordenadores pedagógicos, coordenadores de pastoral, orientadores educacionais etc.), equipes de comunicação (coordenadores de comunicação, analistas, assistentes etc.), equipes administrativas (administradores, assistentes, auxiliares etc.), equipes de atendimento (secretaria, recepção, porteiro), equipes de serviços gerais/manutenção, que no cotidiano interagem com os estudantes e as famílias.

Objetivos
O objetivo principal é oportunizar o aprofundamento dos conhecimentos sobre Marketing Educacional para que os participantes sejam capazes de realizar estratégias e ações mais profissionais com foco na Campanha de Matrícula e Rematrícula, durante todos os dias do ano.
Destacam-se como objetivos específicos:

  • Possibilitar a ampliação da visão crítica e reflexiva sobre o processo de Campanha de Matrícula, em um sentido de pertencimento e corresponsabilidade à luz dos referenciais institucionais.
  • Orientar sobre a aplicação de boas ferramentas de comunicação.
  • Oferecer suporte para que cada escola possa definir qual imagem deseja passar para os públicos interno e externo.
  • Orientar as escolas sobre como identificar com mais precisão as suas características, especificidades e diferenciais a serem considerados nas ações de comunicação e marketing.
  • Possibilitar estratégias em vista do aumento da expertise em mídias orgânicas e pagas e da autoanálise para a melhora dos processos ao longo da Campanha.
  • Contribuir para a ampliação da capacidade de definir estratégias de posicionamento e de medir a eficácia dos canais de tração de alunos, além de se comunicar bem com as famílias.

Carga horária: 6 horas, sendo 4h30 em encontros on-line e 1h30 por meio de estudos e atividades assíncronas.

Datas dos encontros on-line: 30/08, 01/09 e 08/09/2022.

Horário dos encontros on-line: 9h30 às 11h (horário de Brasília).

Programa
I - Compreendendo o Marketing Educacional
- O que significa trabalhar com educação?
- Diferenciais de ser uma escola salesiana.
II - Conquistar e fidelizar alunos todos os dias
- Trabalhando os 9Ps do marketing como estratégia
- Marketing social e a Escola em Pastoral como atrativos
- Utilizando o calendário escolar com ações criativas para se diferenciar do mercado
- Marketing digital I: como investir no orgânico para engajar pais e alunos
- Marketing digital II: o poder dos anúncios para aumentar o alcance da marca
- Formas de relacionamento com pais e alunos (CRM)
- Proporcionando experiências positivas nos ambientes web/site
- Humanizando o tour para visita dos pais
- Desenvolvimento de um plano de comunicação eficiente
- Como saber se estou no caminho certo: análise dos números da minha Escola e mensuração dos resultados
III - Aprender na prática
- Estudo de caso para aplicação do marketing educacional   

Sobre a Formadora
Andréa Tavares é ex-aluna Salesiana pelo Colégio de Santa Inês (SP). Professora da ESPM, ministrando o curso “Fundamentos do Marketing Educacional”. Executiva de Marketing há 8 anos, atuando como especialista em Marketing Educacional há 6 anos. Ganhadora do concurso universitário sobre Marketing Infantil na USP. Palestrante sobre assuntos ligados à Marketing Educacional e Empreendedorismo. Possui MBA em Gestão Escolar pela USP e Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Mackenzie. Certificações em: Marketing Estratégico (FGV), Métricas e Mídias Sociais (Belas Artes) e Branding (ESPM). Atualmente é fundadora e CEO da Agência Bear, especializada em Marketing Educacional.


Importante! O curso será subsidiado pela Rede Salesiana Brasil, como ação formativa prevista no plano anual de trabalho com vistas a contribuir para a qualificação do trabalho desenvolvido e a ressignificação da presença salesiana no Brasil.