Formação em Salesianidade para Novos Educadores e Colaboradores 1/2023

2 meses Duração
45h Online
Sim Certificação

Investimento

Gratuito

Conheça esta Formação!

Este curso é subsidiado pela Rede Salesiana Brasil. A efetivação da matrícula será condicionada ao aceite do Termo de Compromisso e Responsabilidade por parte do(a) Gestor(a) responsável. O referido termo será enviado para o e-mail do(a) Gestor(a) responsável, que deve ser corretamente informado no momento da inscrição. Após o aceite do(a) Gestor(a), será enviado e-mail de confirmação da matrícula.


Objetivo: oferecer aos novos educadores e colaboradores das escolas, obras sociais e presenças salesianas uma formação inicial sobre temas relevantes relacionados à Salesianidade, com vistas a possibilitar maior aproximação com os fundamentos, princípios e valores da identidade salesiana.

Serão disponibilizados roteiros didáticos e subsídios para a realização de encontros de estudo locais e orientação dos novos educadores sobre as temáticas apresentadas.

Destinatários: educadores, colaboradores administrativos e gestores iniciantes nas escolas, obras sociais e presenças salesianas, que necessitem de uma formação básica inicial sobre Salesianidade.

Metodologia: o curso é realizado na modalidade de educação a distância, pelo ambiente virtual de aprendizagem do CSF, com fóruns de discussão, atividades diversificadas e alguns encontros on-line, em datas a serem definidas pela formadora e divulgadas posteriormente no plano de ensino.

As aulas são organizadas em linguagem dialógica e acessível, em uma abordagem teórico-prática, com citações de referências da Literatura Salesiana, exemplos, vídeos, notícias e recursos diversificados, com vistas a promover reflexões e possibilitar que as práticas educativas dos participantes estejam em sintonia com a identidade salesiana.

Para possibilitar um acompanhamento sistemático dos participantes do curso ao longo do processo formativo, há a recomendação de que cada Escola/Obra Social/Presença designe um responsável local que acompanhe e apoie os educadores ao longo do curso, além de promover encontros mensais, para socialização das aprendizagens e atividades desenvolvidas, com base nos roteiros didáticos a serem enviados pelo Centro Salesiano de Formação.

Programa: o curso encontra-se organizado em 09 (nove) aulas, sobre os seguintes temas:

• Responsabilidades dos educadores salesianos diante dos desafios contemporâneos.
• Vivência educativa de Dom Bosco.
• Vivência educativa de Madre Mazzarello.
• O tripé do Sistema Preventivo: Razão, Religião e Amorevolezza.
• Expressões do carisma salesiano na comunidade educativa pastoral.
• Espiritualidade Salesiana.
• A vida dos Jovens (Miguel Magoni, Laura Vicuña, Domingo Sávio...).
• Projeto de vida.

Formadoras: Profª Ana Cosenza e Profª Beatriz Mateus Pereira.

Carga horária: 45 horas.

Período de realização: 27 de março a 26 de junho de 2023.