Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em Rede

Permanente Inscrições

Investimento

Gratuito

Adicionando item ao carrinho

Conheça esta Formação!

Apresentação

A proposta de realização do minicurso surgiu da necessidade de formação para os membros das comunidades educativo-pastorais que participam, direta ou indiretamente, da Campanha de Matrículas, para que essa seja compreendida e desenvolvida como um processo, durante todos os dias do ano, permeando todas as ações da Escola. É uma necessidade que todos os “atores” da Escola se envolvam e participem da Campanha, desde o pessoal da recepção até a Direção. Nossa proposta educativa deve “ser vendida” em cada ação ou evento realizado pela escola e, sem dúvida, também nas nossas rotinas escolares. Destacam-se como diferencias do curso:

  • A oportunidade de oferecer formação para todos os “atores” da escola, ou seja, não apenas para alguns colaboradores ligados diretamente à Campanha de Matrículas.
  • Diante dos desafios de se reunir todas as equipes nos três encontros on-line, a oportunidade de se ter uma sala no ambiente virtual CSF, com os vídeos dos encontros e outros materiais de estudo, para que cada Escola possa realizá-lo segundo o seu calendário, por meio de encontros locais, atuando como multiplicadoras dos conhecimentos.
  • A formadora é Ex-aluna salesiana que tão bem conhece nossa pedagogia e tem ampla experiência sobre como funciona uma escola salesiana, por ter atuado na área do Marketing Educacional em várias escolas salesianas.

Metodologia

O curso é realizado por meio encontros on-line, no formato de Webinar, pela Plataforma Zoom (licença da RSB). No ambiente virtual de aprendizagem do CSF, na sala específica do curso, ficam disponíveis os materiais de estudo, vídeos dos encontros on-line e roteiros para encontros formativos locais, a serem realizados pelas equipes com o intuito de envolver todos os educadores e colaboradores, todos corresponsáveis pelos processos de matrícula e rematrícula.

Na 1ª edição do curso, em 2023, foram realizados três encontros on-line. Na 2ª edição, em 2023, teremos um encontro on-line para fins de aprofundamento sobre Plano de Marketing.

Destinatários

Todos os profissionais das escolas da Rede Salesiana Brasil que, direta ou indiretamente, estão envolvidos no processo de Campanha de Matrículas. Assim, recomenda-se a participação das equipes gestoras (diretores, supervisores/coordenadores), equipes de comunicação (coordenadores de comunicação, analistas, assistentes etc.), equipes pedagógico-pastorais (coordenadores pedagógicos, coordenadores de pastoral, orientadores educacionais etc.) e equipes administrativas (atendimento/relacionamento, matrículas, secretaria etc.), que no cotidiano interagem com os estudantes e as famílias.

Sobre a Formadora

Andréa Tavares é ex-aluna Salesiana pelo Colégio de Santa Inês (SP). Professora da ESPM, ministrando o curso “Fundamentos do Marketing Educacional”. Executiva de Marketing há 8 anos, atuando como especialista em Marketing Educacional há 6 anos. Ganhadora do concurso universitário sobre Marketing Infantil na USP. Palestrante sobre assuntos ligados à Marketing Educacional e Empreendedorismo. Possui MBA em Gestão Escolar pela USP e Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Mackenzie. Certificações em: Marketing Estratégico (FGV), Métricas e Mídias Sociais (Belas Artes) e Branding (ESPM). Atualmente é fundadora e CEO da Agência Bear, especializada em Marketing Educacional.

Sobre a 2ª edição do Curso (2023)

Objetivo Geral

Aplicar os principais conceitos do Marketing Educacional, desenvolvendo, em tempo real, a elaboração de um Plano de Marketing, oportunizando aos participantes que realizem, em paralelo, a construção personalizada do documento mediante a realidade de suas escolas.

Objetivos Específicos

  • Ampliar as reflexões e os debates sobre a importância do planejamento para o desenvolvimento das ações de comunicação em Rede.
  • Ampliar os conhecimentos sobre pesquisa de persona, satisfação e concorrência.
  • Compreender os principais indicadores da Escola para inclusão no Plano de Marketing.
  • Contribuir para o repertório sobre posicionamento e diferenciais salesianos.
  • Adquirir know-how para definição de metas claras num curto, médio e longo espaço de tempo.
  • Realizar uma imersão em estratégias digitais e off-line para alcançar as metas estabelecidas.
  • Apropriar-se de ferramentas para mensuração de resultados.
  • Orientar as escolas para a importância de um Plano de Marketing bem estruturado.
  • Fortalecer os “nós” da Rede por meio das falas de representantes de Escolas Salesianas sobre os benefícios do uso do Plano de Marketing.

Carga horária: 4 horas, sendo 2h30 em encontro on-line e 1h30 por meio de estudos e atividades assíncronas.

Data do encontro on-line: 14/06/2023.

Horário dos encontros on-line: 9h às 11h30 (horário de Brasília).

Programa:

I - O que vem primeiro: a demanda urgente ou o Plano de Marketing?

    - A importância do planejamento

    - Ferramentas auxiliares na organização de tarefas

II - Plano de Marketing: coleta de dados, execução e insights

    - O que sou e onde estou? (Posicionamento e pesquisas para análise SWOT)

    - Qual problema preciso resolver? (Definição de metas)

    - Como irei resolver este problema? (Organização de estratégias digitais e off-line)

    - Em quanto tempo irei resolver? (Cronograma de ações)

    - Mensuração e acompanhamento (Será que está dando certo o que planejei?)

    - Sumário Executivo

    - Como apresentar o Plano de Marketing para a Direção

III - O Plano de Marketing realmente dá certo?

    - Vozes salesianas de quem investe tempo para planejar em equipe

Sobre a 1ª edição do Curso (2022)

Objetivo Geral

O objetivo principal é oportunizar o aprofundamento dos conhecimentos sobre Marketing Educacional para que os participantes sejam capazes de realizar estratégias e ações mais profissionais com foco na Campanha de Matrícula e Rematrícula, durante todos os dias do ano.

Objetivos Específicos

  • Possibilitar a ampliação da visão crítica e reflexiva sobre o processo de Campanha de Matrícula, em um sentido de pertencimento e corresponsabilidade à luz dos referenciais institucionais.
  • Orientar sobre a aplicação de boas ferramentas de comunicação.
  • Oferecer suporte para que cada escola possa definir qual imagem deseja passar para os públicos interno e externo.
  • Orientar as escolas sobre como identificar com mais precisão as suas características, especificidades e diferenciais a serem considerados nas ações de comunicação e marketing.
  • Possibilitar estratégias em vista do aumento da expertise em mídias orgânicas e pagas e da autoanálise para a melhora dos processos ao longo da Campanha.
  • Contribuir para a ampliação da capacidade de definir estratégias de posicionamento e de medir a eficácia dos canais de tração de alunos, além de se comunicar bem com as famílias.

Carga horária: 6 horas, sendo 4h30 em encontros on-line e 1h30 por meio de estudos e atividades assíncronas.

Datas dos encontros on-line: 30/08, 01/09 e 08/09/2022.

Horário dos encontros on-line: 9h30 às 11h (horário de Brasília).

Programa

I - Compreendendo o Marketing Educacional

    - O que significa trabalhar com educação?

    - Diferenciais de ser uma escola salesiana.

II - Conquistar e fidelizar alunos todos os dias

    - Trabalhando os 9Ps do marketing como estratégia

    - Marketing social e a Escola em Pastoral como atrativos

    - Utilizando o calendário escolar com ações criativas para se diferenciar do mercado

    - Marketing digital I: como investir no orgânico para engajar pais e alunos

    - Marketing digital II: o poder dos anúncios para aumentar o alcance da marca

    - Formas de relacionamento com pais e alunos (CRM)

    - Proporcionando experiências positivas nos ambientes web/site

    - Humanizando o tour para visita dos pais

    - Desenvolvimento de um plano de comunicação eficiente

    - Como saber se estou no caminho certo: análise dos números da minha Escola e mensuração dos resultados

III - Aprender na prática

    - Estudo de caso para aplicação do marketing educacional

Importante! O curso será subsidiado pela Rede Salesiana Brasil, como ação formativa prevista no plano anual de trabalho com vistas a contribuir para a qualificação do trabalho desenvolvido e a ressignificação da presença salesiana no Brasil.