Investimento
Gratuito
Apresentação
A proposta de realização do minicurso surgiu da necessidade de formação para os membros das comunidades educativo-pastorais que participam, direta ou indiretamente, da Campanha de Matrículas, para que essa seja compreendida e desenvolvida como um processo, durante todos os dias do ano, permeando todas as ações da Escola. É uma necessidade que todos os “atores” da Escola se envolvam e participem da Campanha, desde o pessoal da recepção até a Direção. Nossa proposta educativa deve “ser vendida” em cada ação ou evento realizado pela escola e, sem dúvida, também nas nossas rotinas escolares. Destacam-se como diferenciais do curso:
Metodologia
O curso é realizado por meio de encontros on-line, no formato de Webinar, pela Plataforma Zoom (licença da RSB). No ambiente virtual de aprendizagem do CSF, na sala específica do curso, ficam disponíveis os materiais de estudo, vídeos dos encontros on-line e roteiros para encontros formativos locais, a serem realizados pelas equipes com o intuito de envolver todos os educadores e colaboradores, todos corresponsáveis pelos processos de matrícula e rematrícula.
Na 1ª edição do curso, em 2022, foram realizados três encontros on-line. Na 2ª edição, em 2023, foi realizado um encontro on-line para fins de aprofundamento sobre Plano de Marketing. Em 2024, a 3ª edição foi realizada por meio de dois encontros on-line. Na 4ª edição, em 2025, o Comitê de Coordenadores Inspetoriais de Comunicação optou pela realização de 4 encontros on-line, sendo dois voltados às equipes gestoras e de atendimento das escolas, e dois voltados às equipes de Comunicação e Marketing, para aprofundamento.
Destinatários
Todos os profissionais das escolas da Rede Salesiana Brasil que, direta ou indiretamente, estão envolvidos no processo de Campanha de Matrículas. Assim, recomenda-se a participação das equipes gestoras (diretores, supervisores/coordenadores), equipes de comunicação (coordenadores de comunicação, analistas, assistentes etc.), equipes pedagógico-pastorais (coordenadores pedagógicos, coordenadores de pastoral, orientadores educacionais etc.) e equipes administrativas (atendimento/relacionamento, matrículas, secretaria etc.), que no cotidiano interagem com os estudantes e as famílias.
Sobre a Formadora
Andréa Tavares é ex-aluna Salesiana pelo Colégio de Santa Inês (SP). Professora da ESPM, ministrando o curso “Fundamentos do Marketing Educacional”. Executiva de Marketing há 8 anos, atuando como especialista em Marketing Educacional há 6 anos. Ganhadora do concurso universitário sobre Marketing Infantil na USP. Palestrante sobre assuntos ligados à Marketing Educacional e Empreendedorismo. Possui MBA em Gestão Escolar pela USP e Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Mackenzie. Certificações em: Marketing Estratégico (FGV), Métricas e Mídias Sociais (Belas Artes) e Branding (ESPM). Atualmente é fundadora e CEO da Agência Bear, especializada em Marketing Educacional.
Sobre a 4ª edição do Curso (2025)
Objetivo Geral
Ministrar a continuidade do curso realizado na 3o edição, que teve como foco principal a apresentação de diferentes cases do mercado educacional e de outros nichos de atuação, norteando os profissionais que atuam na área de Marketing.
Na 4ª edição, os conteúdos serão administrados de forma a trazer uma maior participação ativa dos envolvidos, separando o público em grupos para maior interesse e aprofundamento dos temas. A formação abordará assuntos que estarão sempre linkados ao dia a dia real da escola para uso imediato do conhecimento adquirido em prol de melhores estratégias em Marketing Educacional.
Objetivos Específicos
1. Aprimorar o entendimento dos conceitos de Marketing Educacional, compreendendo a responsabilidade específica de cada Setor.
2. Compreender as dúvidas individuais e em grupo, por meio de dinâmicas virtuais, para uma maior assertividade das estratégias que suprem as necessidades apontadas.
3. Assimilar a importância do agir em Rede, dentro da mesma escola.
4. Compreender que “tudo comunica” e como esse conceito torna-se claro ao avaliar cases sobre posicionamento, persona e tom de voz na comunicação.
5. Realizar uma imersão nas principais tendências das estratégias digitais e como elas podem se conectar com o ambiente off-line.
Carga horária: 4 horas.
Datas e horários dos encontros on-line: 21/08 e 28/08/2025.
Horário dos encontros on-line:
9h30 às 11h30: para equipes gestoras e de atendimento
15h às 17h: para equipes de Comunicação e Marketing
Programa:
21 e 28 de agosto | 9h30 às 11h30 - Equipes Gestoras e de Atendimento
1. Identificando o meu papel no Marketing Educacional
o Definição de responsabilidades por Setor.
o Como auxiliar o Marketing na construção de conteúdos digitais: quais atividades pedagógicas publicar, periodicidade, textos e imagens divulgadas.
o Segmentações: o quanto eu conheço as famílias e os estudantes da minha escola.
o Reuniões de pais e Atendimentos como propulsores de dados relevantes.
2. Matrícula e Rematrícula
o Organização de cadastros para um fluxo claro.
o Sala de Matrícula: abordagem eficiente e encantadora.
o Como saber se a campanha está dando resultado?
3. Atendimento
o Como aplicar os 05 sentidos durante o tour.
o Objeções principais: Q&A por ciclo educacional que agilizam o atendimento.
o Como utilizar bem a oratória para potencializar a lembrança de marca.
4. Pedagógico
o Criando experiências memoráveis em datas comemorativas e em atividades diárias comuns.
o O Educador como ferramenta essencial na Rematrícula para a Matrícula acontecer.
5. A união em Rede o Como motivar e conscientizar a equipe para o Planejamento dar certo.
21 e 28 de agosto | 15h às 17h - Equipes de Comunicação e Marketing
1. Comunicação Integrada
o Posicionamento: toda Casa Salesiana já nasce com um storytelling.
o Fluxo de vendas via WPP, e-mail e aplicativos.
2. Antes de chegar na Escola, o que a família avalia?
o Cliente Oculto no Atendimento: qualidade e agilidade nas respostas.
o Duração do tour e como otimizar tempo.
o Pesquisas antes e pós-tour (NPS).
3. Metas e Conversões como termômetros da Escola
o Onde estou: entendendo o significado de cada métrica digital.
o Para onde ir: como estipular metas reais.
o Qual caminho seguir: estratégias e mudanças de rotas necessárias.
4. Tendências do mercado que impactam minhas ações
o Melhores práticas para o orgânico: copys, hashtags e formatos.
o Anunciar com todo o potencial que as plataformas oferecem - Google Ads, PMax, Youtube Ads, Meta Ads e Linkedin Ads.
o Podcast, TikTok e Influenciadores: precisam estar na minha estratégia?
5. Tudo é oportunidade
o A responsabilidade de entender que a comunicação está em tudo.
Sobre a 3ª edição do Curso (2024)
Objetivo Geral
Ministrar a continuidade do curso realizado na 1º e 2º edições, que teve como introdução o entendimento da importância do Planejamento de Marketing, bem como conceitos sobre Marketing Digital no âmbito de anúncios e conteúdos orgânicos.
Na 3º edição, serão apresentados diferentes cases do mercado educacional e de outros nichos de atuação que contribuirão para a explanação do conteúdo de forma prática, norteando os profissionais que hoje atuam na área de Marketing.
Objetivos Específicos
Carga horária: 4 horas.
Datas dos encontros on-line: 08/08 e 20/08/2024.
Horário dos encontros on-line: 9h30 às 11h30 (horário de Brasília).
Programa:
I - O Marketing Educacional pelo olhar SALESIANO
- Dados do mercado e oportunidades de atuação.
- O que as famílias e estudantes esperam de uma escola salesiana?
- Diferenciais da EDUCAÇÃO SALESIANA.
II - Cases: campanhas Always On
- Posicionamento de marca.
- Construção de persona e tom de voz.
- Avaliação da concorrência.
- Um relacionamento que nunca acaba: foco no estudante.
- O poder da escuta: personalização de conteúdos de experiência.
III - Cases: campanhas digitais
- Estratégias digitais pautadas em tendências.
- O que levar em consideração para desenvolver um anúncio.
- Como ter um marketing digital estruturado investindo pouco.
- Gerenciamento de crise digital.
- É correto investir só no Marketing Digital?
IV - O melhor termômetro são os dados empíricos e humanos
- Integração entre o Atendimento e o Comercial.
- Como a inteligência artificial pode ser uma aliada.
- Acompanhamento de resultados.
- Sem medo do futuro.
Sobre a 2ª edição do Curso (2023)
Objetivo Geral
Aplicar os principais conceitos do Marketing Educacional, desenvolvendo, em tempo real, a elaboração de um Plano de Marketing, oportunizando aos participantes que realizem, em paralelo, a construção personalizada do documento mediante a realidade de suas escolas.
Objetivos Específicos
Carga horária: 4 horas, sendo 2h30 em encontro on-line e 1h30 por meio de estudos e atividades assíncronas.
Data do encontro on-line: 14/06/2023.
Horário do encontro on-line: 9h às 11h30 (horário de Brasília).
Programa:
I - O que vem primeiro: a demanda urgente ou o Plano de Marketing?
- A importância do planejamento
- Ferramentas auxiliares na organização de tarefas
II - Plano de Marketing: coleta de dados, execução e insights
- O que sou e onde estou? (Posicionamento e pesquisas para análise SWOT)
- Qual problema preciso resolver? (Definição de metas)
- Como irei resolver este problema? (Organização de estratégias digitais e off-line)
- Em quanto tempo irei resolver? (Cronograma de ações)
- Mensuração e acompanhamento (Será que está dando certo o que planejei?)
- Sumário Executivo
- Como apresentar o Plano de Marketing para a Direção
III - O Plano de Marketing realmente dá certo?
- Vozes salesianas de quem investe tempo para planejar em equipe
Sobre a 1ª edição do Curso (2022)
Objetivo Geral
O objetivo principal é oportunizar o aprofundamento dos conhecimentos sobre Marketing Educacional para que os participantes sejam capazes de realizar estratégias e ações mais profissionais com foco na Campanha de Matrícula e Rematrícula, durante todos os dias do ano.
Objetivos Específicos
Carga horária: 6 horas, sendo 4h30 em encontros on-line e 1h30 por meio de estudos e atividades assíncronas.
Datas dos encontros on-line: 30/08, 01/09 e 08/09/2022.
Horário dos encontros on-line: 9h30 às 11h (horário de Brasília).
Programa
I - Compreendendo o Marketing Educacional
- O que significa trabalhar com educação?
- Diferenciais de ser uma escola salesiana.
II - Conquistar e fidelizar alunos todos os dias
- Trabalhando os 9Ps do marketing como estratégia
- Marketing social e a Escola em Pastoral como atrativos
- Utilizando o calendário escolar com ações criativas para se diferenciar do mercado
- Marketing digital I: como investir no orgânico para engajar pais e alunos
- Marketing digital II: o poder dos anúncios para aumentar o alcance da marca
- Formas de relacionamento com pais e alunos (CRM)
- Proporcionando experiências positivas nos ambientes web/site
- Humanizando o tour para visita dos pais
- Desenvolvimento de um plano de comunicação eficiente
- Como saber se estou no caminho certo: análise dos números da minha Escola e mensuração dos resultados
III - Aprender na prática
- Estudo de caso para aplicação do marketing educacional
Importante! O curso será subsidiado pela Rede Salesiana Brasil, como ação formativa prevista no plano anual de trabalho com vistas a contribuir para a qualificação do trabalho desenvolvido e a ressignificação da presença salesiana no Brasil.