Metodologias Ativas – 2/2022

2 meses Duração
60h Online
Sim Certificação

Investimento

R$ 120,00

Em até 3 vezes

Conheça esta Formação!

Objetivos: possibilitar a ampliação dos conhecimentos sobre os fundamentos teóricos e práticos das metodologias ativas de aprendizagem, visando sua aplicação nas diferentes áreas curriculares do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, bem como o reconhecimento dos papéis do professor e do educando em situações didáticas desenvolvidas no contexto pedagógico dessas metodologias. Os participantes terão oportunidade de conhecer e aplicar algumas das principais metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, em Problemas e no Método de Casos.

Destinatários: professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Metodologia: o curso será realizado na modalidade de educação a distância, pelo ambiente virtual do CSF, com fóruns de discussão, atividades diversificadas e encontros on-line, em datas a serem definidas pela formadora e divulgadas posteriormente.

Ementa: Metodologias ativas de aprendizagem: senha para a autonomia do educando. Dimensões da docência na sociedade contemporânea. Sentido e alcance das metodologias de ensino para a prática pedagógica. Referências históricas e conceito de metodologias ativas de aprendizagem. Natureza e princípios das metodologias ativas. A problematização como recurso didático usado pelas metodologias ativas. Aprendizagem Baseada em Projetos. Aprendizagem Baseada em Problemas. Aprendizagem Baseada em Método de Casos. Aprendizagem Baseada em Times. Instrução pelos colegas ou Peer Instruction. Jogos instrucionais. Simulações. Metodologias ativas e práticas avaliativas em diferentes áreas do currículo. Funções e modalidades da avaliação. Papel e alcance da avaliação nas metodologias ativas. Articulação entre metodologias ativas e práticas avaliativas inovadoras.

Formadora: Profª M.a Chris Alves.

Carga horária: 60 horas.

Período de realização:  22 de agosto a 21 de novembro de 2022.