Formação para Cronistas: fundamentos e práticas para registrar, preservar e acessar a história salesiana de forma qualificada

1 mês Duração
12h Online
Sim Certificação
até 29/08/2022

Investimento

Gratuito

Adicionando item ao carrinho

Conheça esta Formação!

Apresentação

A seção ACSSA Brasil, com a convicção da necessidade de aprimoramento das Crônicas das Casas Salesianas, propõe um curso para ampliação dos conhecimentos a respeito dos fundamentos conceituais das Crônicas na realidade salesiana, a importância da memória e da socialização de boas práticas.

A formação não se restringirá a uma orientação, a uma cartilha sobre como fazer uma Crônica, pois sua finalidade não é fazer um diário, mas narrar os fatos significativos do cotidiano da Comunidade religiosa e da missão.

O curso promoverá um primeiro momento de fundamentação, abordando a importância da preservação da memória, o conceito de Crônica, seu significado na realidade salesiana, estimulando os sujeitos à narração de suas histórias.

Com base nessa fundamentação, serão compartilhadas as expectativas em relação ao curso, desafios na elaboração da Crônica, releitura crítica de trechos de Crônicas de alguns momentos da história, experiências (boas práticas), favorecendo a qualificação das mesmas para que no futuro, a história possa ser relida com o máximo possível de veracidade.

Objetivo
Contribuir para o aprimoramento da elaboração das Crônicas nas Casas Salesianas, por meio da ampliação dos conhecimentos a respeito dos fundamentos conceituais das Crônicas na realidade salesiana e da socialização de boas práticas.

Metodologia
O curso será desenvolvido na modalidade de educação a distância, por meio de dois encontros on-line, orientações de estudo/leitura e atividades desenvolvidas pelo ambiente virtual de aprendizagem do Centro Salesiano de Formação - CSF.

Destinatários
Cronistas, Secretários (as) e Diretores (as) das Presenças Salesianas (sedes Inspetoriais, obras sociais, escolas, paróquias etc.).


Temas abordados:

  • Importância da Memória
  • Conceito de Crônica
  • Panorama histórico das Crônicas
  • As Crônicas na realidade salesiana
  • Estrutura da Crônica conforme orientações da Congregação
  • Fontes Salesianas
  • Recomendações para a qualidade de elaboração das Crônicas
  • Releitura crítica de trechos de Crônicas de diferentes períodos históricos
  • Desafios no processo de elaboração das Crônicas
  • Indicadores de qualidade das Crônicas
  • Boas práticas


Carga horária
12 horas, sendo 6 horas em encontros on-line e 6 horas por meio de estudos e atividades assíncronas.

Período de realização: 1° de setembro a 31 de outubro.

Datas dos encontros on-line: 09/09 e 21/10, das 9h às 12h (horário de Brasília)

Importante! O curso será subsidiado pela ACSSA - Associação dos Cultores de História Salesiana, como ação formativa prevista no plano anual de trabalho com vistas a contribuir para a qualificação do trabalho desenvolvido em favor da história e da memória salesiana.