Estratégias para o sucesso na Captação De Recursos: Potencializando a Ação Social em Rede

3 meses Duração
20h Online
Sim Certificação

Investimento

Gratuito

Conheça esta Formação!

Introdução

Diante da crescente necessidade de reforçar as habilidades de captação de recursos nas equipes das obras sociais salesianas, está programado para 2024 o lançamento de uma nova edição do curso, previamente intitulado "Curso de Captação de Recursos: Potencializando a Ação Social em Rede", agora denominado "Estratégias para o Sucesso na Captação de Recursos: Potencializando a Ação Social em Rede". A atualização desta edição inclui modificações na metodologia, proporcionando uma abordagem mais prática para o planejamento e a implementação de estratégias de captação de recursos, focando nas principais fontes de financiamento, como convênios públicos, emendas parlamentares, doações internacionais, editais, entre outras. Este curso foi concebido com o objetivo de capacitar gestores e educadores de organizações sociais a desenvolverem as habilidades e estratégias necessárias para uma captação de recursos eficaz e sustentável.

Objetivo Geral

Contribuir para o desenvolvimento de competências que possibilitem aos participantes uma visão estratégica e aplicada na elaboração de Planos de Captação de Recursos, como também maior clareza quanto às principais fontes de financiamento e sua captação para as presenças salesianas.

Objetivos Específicos e Temas

  • Fundamentação Teórica e Conceitual na Captação de Recursos.
  • Domínio dos Princípios da Elaboração de Projetos.
  • Proficiência em Captação de Recursos junto ao Poder Público, Fundações e Emendas Parlamentares.
  • Desenvolvimento de Alianças Estratégicas com Pessoas Físicas e Jurídicas
  • Captação de Recursos de Fontes Internacionais.
  • Elaboração do Plano Estratégico de Captação de Recursos.

Destinatários

Gestores e educadores das obras sociais que desempenham um papel ativo nos processos de planejamento estratégico e nas ações voltadas à captação de recursos para as obras sociais.

Subsídio

O curso será subsidiado pela RSB. No entanto, em caso de desistência, caberá à obra em que o participante atua restituir o valor de R$ 100,00 (cem reais), conforme Termo de Compromisso e Responsabilidade a ser assinado pelo responsável da obra no processo de matrícula.

Inscrição, carga horária e vagas

  • Período de Inscrição: até 18/03/2024.
  • Carga horária do curso: 20 horas.
  • Número de vagas: 1 por unidade.

Duração e calendário

O curso será realizado na modalidade de educação a distância, por meio de encontros on-line, no período de 25/03 a 25/06/2024, conforme agenda a seguir. Também serão realizadas reuniões de orientações e acompanhamento. Para assegurar uma abordagem teórico-prática, a agenda de encontros prevê Encontros de Formação, com a participação de assessores convidados, intercalados por Encontros de Mentoria para aplicação dos conhecimentos, mediados pelo Phelipe Sales, Captador de Recursos da Rede Salesiana Brasil e Coordenador da UPV.

Calendário de Encontros de Formação

1º Encontro Formativo: 25/03

1ª Reunião de orientações: 03/04

2ª Reunião de orientações: 10/04

2º Encontro Formativo: 17/04

3º Encontro Formativo: 24/04

4º Encontro Formativo: 08/05

5º Encontro Formativo: 15/05

6º Encontro Formativo: 22/05

7º Encontro Formativo: 28/05

8º Encontro Formativo: 12/06

9º Encontro Formativo: 19/06

10º Encontro Formativo: 25/06

Observação: outras reuniões de orientações e acompanhamento serão agendadas ao longo do curso, conforme necessidade dos participantes.

Compromissos

A) Compromete-se a aplicar os conhecimentos em suas atividades na obra, aprimorando os processos de captação de recursos da instituição, com a colaboração da equipe gestora e demais colaboradores/educadores.

B) Compromete-se a participar dos 10 encontros on-line e, caso não tenha condições de participar de algum encontro, o participante deverá enviar justificativa para a Coordenação, pelo e-mail phelipe.sales@rsb.org.br, para agendar uma conversa por web para orientações e esclarecimento de dúvidas, após assistir ao vídeo da gravação do encontro.

C) Compromete-se a participar das reuniões on-line de orientações e acompanhamento, com a Coordenação.